Odontologia do Sono

A Odontologia do sono é a área da odontologia que permite ao dentista atuar no tratamento dos distúrbios  relacionados a problemas respiratórios durante o sono: ronco, apneia obstrutiva do sono (SAOS) , a síndrome da resistência das vias aéreas superiores (SRVAS) e os distúrbios do sono relacionados ao sistema mastigatório que ocorrem durante o sono ou durante a dia mas que tem origem durante o sono. Falta de concentração, sono durante o dia, sensação de cansaço…

Quando a pessoa ronca demais, pode existir uma pequena pausa, interrupção da respiração. Essa interrupção pode durar até 10 segundos, caracterizando uma apneia.

É muito importante pois estamos diagnosticando e tratando problemas diretamente ligados a RESPIRAR! Podemos parar de realizar diversas funções, respirar não! Normalmente o paciente chega ao consultório com a queixa (na maior parte quem chega com as queixas são os cônjuges!) de ronco exagerado.

A partir de exames radiográficos para atestar o tamanho da passagem de ar (tamanho de Amígdalas, adenoides), exames funcionais como a polissonografia (aonde o paciente dorme ligado a uma serie de conectores), exames clínicos (avaliação de obesidade

por exemplo) e um questionário específico, fechamos o diagnóstico, sempre entrando em contato e pedindo uma avaliação ao médico otorrinolaringologista do paciente. Com o diagnóstico de uma apneia Obstrutiva, dependendo do grau desta, tratamentos são recomendados, um deles, uma placa dupla superconfortável usada para dormir, confeccionada pelo dentista e protéticos especializados em odontologia do sono.

Quer saber mais informações?